Assinatura RSS

Tudo que você precisa saber sobre suas unhas

Publicado em
Bom dia Girls
Graças à Deus chegou a sexta feira, uebaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Bom meninas esse post deveria ser  de quinta feira mas pelo adiantado da hora vocês vão ganhar dois posts na sexta que beleza!!!!!
Sexta feira no geral é o dia em que a maioria das moçoilas dedicam em fazer as unhas (ok, ok algumas fazem no sábado) mas enfim independente se for hoje ou amanhã o legal é que esse post vai ser útil tipo forever….
Nos meus planos iniciais pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias eu iria dedicar um post sobre cuidados e curiosidades relacionada a nossas unhas. E hoje vai o primeiro.
FAQ O que você sempre quis perguntar ( ou perguntou) pra sua manicure mas nunca soube a resposta (ou não se convenceu)….
1- É verdade que esmalte vermelho ou escuro fortalece a unha?
Não, as formulas- bases dos esmaltes são muito parecidas, sendo a única diferença entre claros e escuros a concentração de pigmentos contidos na formula. Não há nenhuma comprovação cientifica sobre isso, salvo se houvesse no esmalte algum tipo de componente de tratamento, o que não ocorre. Algumas pessoas realmente acreditam nisso e até acham que quando pintam as unhas de esmaltes escuros suas unhas realmente crescem. A única explicação razoável sobre esse fato é o fator psicológico, pois quando se pinta a unha com um esmalte escuro toma- se mais cuidado para não descascar, perder o brilho, amassar borrar etc, então tomamos cuidados maiores no dia a dia, mas NADA CIENTIFICO QUE COMPROVE ISSO. Ou seja MITO!  

2- É verdade que precisamos dar um intervalo entre uma esmaltação e outra para ela respirar?
Lógico que não, imagina a cena, você tira seu esmalte após uma semana (que milagre eu nunca consegui mais de 2dias) e sua unhas está lá roxa sem ar, aí de repente ela volta ao normal e você coloca um dedo perto da unha e sente um ventinho “entrando e saindo” seria cômico né meninas.
A unha é um tecido morto constituído por queratina e outras células, ela não possui cavidades nem orifícios (nem nariz)portanto não respira (nem poderia).Você pode pintar sua unha quantas vezes quiser e deixar o esmalte quanto tempo quiser (ou conseguir).O que se deve tomar cuidado é com a cutícula pois essa sim respira e comanda toda a “logística” da unha. Portanto meninas bora esmaltar as unhas!!!!

3 – Por que o esmalte cria bolinhas?
Existem vários fatores (e um numero ainda maior de lendas) que contribuem e até causam as danadas das bolinhas. Mas isso não significa que tudo que você ouviu até hoje é lenda, é preciso ficar atenta sim em alguns fatores que são importantes e possíveis causadores das malditas.
* Data de validade do esmalte;
* Textura do esmalte (se ele está muito grosso);
* Temperatura do corpo;
* Fatores climáticos hehe (Rosana Jatobá que se cuida kkk)
* Resíduos de algum produto na unha (creme hidratante por exemplo)
Em relação aos últimos itens da lista há alguns macetes que ajudam bastante, quando se transpira muito nas mãos ou então devido á razões hormonais ou de ambiente é indicado esfriar bem as mãos, seja segurando um copo com gelo ou colocando a mão na água fria (embaixo da torneira mesmo);
Fuja de vento seja ele quente ou frio pois eles são praticamente íntimos das bolinhas.
Lavar muito bem as mãos antes de pintar é simplesmente imprescindível para evitar bolinhas.

4 – Por que algumas vezes o esmalte descasca no dia seguinte à esmaltação?
Isso se dá também devido á resíduos de produtos anterior nas unhas ou umidade das mesmas. O mais indicado nesse caso é, antes de esmaltar passar uma camada de base e retirar o excesso que fica na ponta das unhas.

5 – É verdade que esmalte cintilante enfraquece a unha?
Mentiraaaaaaaa, a verdade em tese é a mesma dos esmaltes vermelhos, eu particularmente não sou muito fã dos cintilantes, mas confesso que na hora de uma correria onde não deu tempo de fazer a unha ele salva a minha pele e pra ser sincera nunca notei enfraquecimento por causa disso. O que muda em relação aos demais esmaltes é apenas os componentes de pigmentação. O que pode fazer com que qualquer esmalte enfraqueça a unha é má conservação do esmalte e validade vencida dos mesmos.

6 – Lixar enfraquece as unhas?
Mito, muito pelo contrário uma unha bem lixada fica menos exposta a quebra, agora se você não lixar e deixar uma pontinhas mal arrematada ela pode lascar e aí sim quebrar.

7 – Óleo de amêndoas fortalece as unhas?
Não, o que não somente o óleo de amêndoas, mas como qualquer tipo de óleo (até aquele óleo secante utilizado depois da esmaltação) faz é hidratar e daí vem a sensação de fortalecimento, as unhas e cutículas quando estão hidratadas quebram menos e por isso nos dá a sensação de que estão mais fortes, mas fortalecimento de unhas vem de uma série de fatores (que um dia quem sabe renda um post hahaha).

8 – É verdade que lixando as unhas quadradas elas quebram com mais facilidade?

Há controvérsias. O formato que se lixa a unha na verdade depende do formato dos seus dedos, das suas mãos e da “saúde” das suas unhas. Mas vou deixar um pouco de lado (pelo menos por enquanto) os formatos de dedos e mão e vou dar foco a unha em si. Até onde eu sei não há nada que prove que o formato que se lixa a unha interfira na “saúde” dela, muito pelo contrário, lixar as unhas retiram as impurezas das mesmas, mas enfim… o formato quadrado é mais indicado para unhas que são fortes e “duras” e o formato arredondado ou oval é mais indicado para quem tem unhas quebradiças , fracas ou estabanada como eu que vive dando topada a torto e a direita e quebrando as unhas. O formato redondo não tem aqueles cantinhos que enroscam e fazem com que as unhas lasquem ou se quebrem de vez. Mas que é um formato lindíssimo isso é.

9 – Qual é a diferença entre acetona e removedor de esmaltes?
Eu sempre fui tipo….. mega fã da acetona, achava simplesmente a oitava maravilha do mundo e achava os removedores de esmaltes apenas o primo pobre desse mágico e clássico método de retirar os esmaltes da minha unha. Anyway, pesquisando e sentindo na pele unha, notei que há diferença sim e que de Primo Pobre o removedor não tem nada, muito pelo contrário ele merece o melhor lugar na minha maletinha esmaltística. A acetona além de deixar os dedos e unhas esbranquiçadas, retira toda a camada protetora natural da unha. Já o removedor além de deixar essa camada onde ela deve ficar ainda tem agentes na sua formula que cuidam das unhas mantendo-as saudáveis e hidratadas.
O único ponto negativo do removedor em relação à acetona é que o removedor demora um pouco mais pra retirar todo o esmalte das unhas, (imagina um vermelho xiiiiiiiiii),mas no quesito custo x beneficio o removedor ganha disparada nas vantagem e cuidados com nossas unhas.

10- Acrescentar formol concentrado na unha faz ela crescer mais rápido?
Bom na verdade eu já ouvi “n” loucuras sobre isso já conheci pessoas que dizer ter aplicado formol puro na unha pra elas “endurecerem”. Se é verdade ou não eu não sei, porque os relatos que ouvi diz que se o formol entrar em contato com a pele dói muito e quando se trata de dor física eu ESTOU FORA.
Pra ser bem sincera eu não acredito e nem desacredito pois o esmalte de certa tem uma pequena porcentagem de formol (formaldeído), isso me faz crer que deve ter um fundo de verdade. Porém as alérgicas não utilizam esmaltes com esse componente na fórmula e algumas têm unhas lindíssimas, ou seja, é controverso à tese anterior. Esse assunto sempre rende em qualquer lugar hehehe.
O que eu sei é que antes de se achar uma química, e fazer experiências, devem-se primeiro ver o real motivo pelo qual a sua unha não cresce, até porque vale lembrar que as unhas enfraquecem por vários motivos que vão desde estado emocional até falta de nutrientes que ingerimos na alimentação. Ou seja se por ventura for algum problema relacionado exclusivamente à sua unha assim que um dermatologista diagnosticar ele vai indicar um esmalte com os componentes necessários.

Bom meninas por hoje é só espero que gostem e mandem perguntas que assim que forem chegando eu vou juntando-as para fazer um F.A.Q das nossas coisinhas.

Beijus da Gi


Sobre Gi

Apaixonada por esmaltes desde os 13 anos. Acho que o ato de esmaltar as unhas vai muito além de um quesito de beleza mostra o estado de espirito de gente.

»

  1. >Obrigadíssima meninas. Fico feliz com vocês por aqui APAREÇPAM SEMPRE!!!!Bjus da Gi

    Responder
  2. >Nham Gi seja bem vinda ao mundo esmaltisticooobjokasss obg pelo email ^^nossaspinceladas.blogspot.com

    Responder
  3. >Cara Gigi, amei seu blog, continue postando novidades, bjos. Rose

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: